Todas as vossas coisas sejam feitas com amor.1 Coríntios 16:14

Pesquisar este blog

Carregando...

Projeto Super Heróis


I-Tema: Super Heróis, Super Amigos

II-Justificativa:

Toda geração tem heróis e super heróis. Defensores do bem no mundo real
e na fantasia, esses personagens são importantes para o imaginário infantil.
Os super-heróis foram criados a partir de uma necessidade do homem de
imaginar que existe alguém que seja forte o suficiente para acabar com o mal do mundo.
"No inconsciente de toda criança, os primeiros heróis são os pais. Elas
acreditam que eles são os mais fortes e bonitos. Essa necessidade de
encontrar um herói acontece porque a criança se sente importante, daí ela
procura um herói com o qual se identifique".
Muitas vezes a ficção parece ser bem mais interessante do que a vida
real. Afinal, nos desenhos animados, nos quadrinhos e nos filmes há muita
gente com poderes físicos especiais.
Nessa determinada fase da vida (três anos de idade), a criança
realmente acredita que os super heróis e os poderes de ficção existem. Isso
só será deixado de lado à medida que ela for crescendo e percebendo que a
realidade é diferente.
A identificação com super-heróis é muito comum, o poder de herói dá a
criança a coragem para lutar contra as dificuldades internas e externas.

III-Perfil do grupo:
 
Toda a criança tem um conhecimento sobre o assunto, todos os dias

elas levam histórias sobre os super heróis, nas brincadeiras do recreio, do
parquinho e até na rodinha, o assunto está presente.

IV-Objetivos:

Conceituais
_Identificar a primeira letra do nome de cada super herói;
_Reconhecer os nomes dos super heróis, através de jogos e brincadeiras;
_Reconhecer a quantidade de letras de cada nome;
_Identificar semelhanças e diferenças entre os personagens;
_Confrontar a realidade e a fantasia;
_Enumerar as músicas trabalhadas;
Procedimentais
_Identificar as características específicas de cada super herói;
_Descrever as funções de cada super herói;
_Registrar filmes e brincadeiras;
_Abordar conceitos do tipo: bem/mal; certo/errado...;
Atitudinais
_ Reconhecer a importância dos super heróis, como parte da imaginação;
_Desenvolver as habilidades de observar, comparar e classificar;
_Conhecer a história de cada personagem;
_Desenvolver a formação de hábitos e atitudes sociais e morais;
_Inventar músicas a partir dos super heróis trabalhados;
_Trabalhar o estreitamento de laços de amizade.
V-Janelas:
Linguagem oral e escrita, matemática, artes visuais, movimento, música,
natureza e sociedade.
VI - Etapas:
1) Apresentar na roda, as figuras dos super heróis que trabalharemos ao
longo do projeto, junto com os nomes.
2) Na roda, propor uma maneira de escolher o super herói que será o primeiro
a ser trabalhado, cada criança irá falar o que sabe do super herói, a partir
daí, montar uma história coletiva, registrar através de desenho.
3) Junto com as crianças inventar músicas para cada personagem. Antes disso,
combinar com as crianças qual o ritmo das músicas e as palavras que podemos
usar para rimar.
4) Registrar a cada momento, com desenhos, as músicas, colar as letras das
músicas
5) Escrita espontânea do nome dos super heróis, colar a figura do super
herói e pedir que a criança escreva o nome.
6) Para trabalhar matemática, colar o nome do personagem, pedir para as
crianças colarem bolinhas de papel, palitos de picolé ou tampinhas, em cada
letra do nome, fazer a contagem oral e registrar da maneira que a criança
quiser (números, bolinhas, tracinhos).)
7) Colar em uma folha, o nome do super herói, pedir que cada criança copie
este nome da maneira que ela conseguir.
8) Pesquisa: Pedir para que os pais de cada aluno façam um desenho do super
herói que eles mais gostavam quando eram crianças. As crianças irão expor as
pesquisas pela sala e apresentarão, fazendo uma comparação dos super heróis.
9) Confeccionar com as crianças os bonecões de meia calça e jornal,
fantasia-los com as roupas dos super heróis e expô-los pela sala de aula
(.super homem e Batman voando, homem aranha escalando a parede, etc.)
10) Ao final do estudo de todos os personagens, montar uma história em
quadrinhos individual, cada criança montará com os personagens que
escolherem.
11) Brincar com os quebra cabeças, jogar memória e bingo. Todos esses
materiais foram confeccionados pela professora e pelos alunos. Os materiais
foram recolhidos da Internet e materiais de festa de aniversário.
12) Passar filmes dos super heróis, conversar sobre as histórias e
registra-los com desenhos.
13) Receberemos a visita super herói super amigo Batman, onde ele conversará
com as
crianças sobre o respeito, a educação e a vida dele. As crianças farão
perguntas que irão
ser colhida durante todo o projeto.
14) Finalizar o projeto com um baile de fantasias, onde haverá a
participação de toda a escola.
VII-Avaliação:
Observar diariamente a participação e o desempenho dos alunos na
realização das tarefas.
Em outro momento, a avaliação acontece no grupo onde as crianças e a
professora se apóiem nos objetivos inicialmente levantados.
Registro de observações, impressões, fotos, documentos variados que
constatem resultados.
VII-Duração:
Aproximadamente dois meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...